Monday 11 March 2013

PAVLOVA



A Pavlova e' uma sobremesa em forma de bolo e a base de merengue cujo nome é uma homenagem à bailarina russa Anna Pavlova. É crocante por fora e macio por dentro, sendo por vezes decorado com frutos em cima.

A sobremesa foi inventada depois de uma viagem de Pavlova à Australia e Nova Zelandia e estes reivindicam a invenção da iguaria o que é fonte de conflito de opiniões entre os dois países.
É uma sobremesa muito popular e tem um grande importância na gastronomia dos dois países da Oceania,  sendo muitas vezes servido em festas tradicionais como o Natal.





Receita:

1 1/4 copo de acucar de confeiteiro
6 claras de ovos
1 gota de baunilha 
6 colheres de sopa de maisena
2 colheres de cha de vinagre de maca
sal(uma pitada)

Modo de preparo:

Bater as claras em neve com uma pitada de sal ate' virar suspiro. Adicionar o acucar de confeiteiro, a baunilha, a maisena e o vinagre de maca por ultimo. Depois de tudo misturado, despejar o suspiro em uma forma de bolo, forrada com um papel manteiga. Levar ao forno a 140 graus Celsius por 1hora e 19 minutos.

Montar:

2 caixas de chantilly
11/2 colher de sobremesa de acucar de confeiteiro.

Levar a batedeira e bater ate' formar um chantilly consistente. Levar a geladeira.

Frutas:

Morango, framboesa, blueberry ou manga, banana, kiwi.

Colocar o suspiro em um bonito prato, por cima colocar o chantilly batido (conforme foto), as frutas picadas e servir em seguida. E' uma sobremesa deliciosa e de bonita aparencia. 
Serve 10 pessoas.

Bom apetite!






No comments:

Post a Comment